segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Testemunho da participação na JMJ 2011 da JD Madeira



13 de Agosto - 5 camacheiras, 5 seminaristas do colégio missionário e 3 religiosos dehonianos: Pe. Juan, Pe. António Pedro e o perfeito Antonino compuseram o grupo de Jovens dehonianos madeirenses que participariam nestas jornadas.
De mochila às costas – mais ou menos equilibrada – estávamos prontos para partir. O destino era o próprio caminho – é sempre esse o destino de quem peregrina. Na bagagem muita expectativa, o desejo de partilha e alegria da fé e a cumplicidade de um compromisso comum: abusar da cordialidade para com todos os que cruzassem no nosso caminho. (ah e uma garrafinha de poncha..lol)
Em Aveiro o encontro com os restantes elementos do grupo dos dehonianos portugueses vindos do Porto, De Coimbra, Lisboa e Açores – perto de 50 no total - celebrou-se a missa de envio, presidida pelo superior provincial dos SCJ – pe. Zeferino.
Os primeiros 5 dias foram passados em Salamanca onde participámos no encontro Europeu de Jovens Dehonianos… éramos cerca de 400 jovens de vários países: Portugal, Espanha, Itália, Polónia, Reino Unido, Alemanha, Moldávia, Albânia, Chile, Venezuela, Brasil entre outros…
Sob o tema “A raiz de tudo no coração”, tive o privilégio de viver dias de intensa comunhão, partilha e alegria, de conhecer de perto grandes testemunhos de fé.. de ir à raiz de onde brota toda a beleza da vida – o Coração de Jesus.
Ainda que tão diferentes, de culturas diversas, os sorrisos eram de cumplicidade… e no fim, sentíamo-nos já como uma grande família – a família dehoniana.
As actividades foram muitas..entre elas destacaria os testemunhos de dois missionários: Dom Virgílio Bressaneli, e Pe. Beppe Pierantoni, bem como a visita ao túmulo e às relíquias de Santa Teresa de Ávila, os momentos de meditação, os vários workshops, a fabulosa Festa Medieval e por fim a belíssima vigília com adoração eucarística, cujo pano de fundo era um belo céu estrelado.
Feliz e de coração cheio rumei a Madrid no dia 18 de Agosto. Aqui começou o verdadeiro exercício da resistência, paciência e tolerância… Muita gente, muita confusão e muito calor. Um “pavilhão-quarto” dividido entre cerca de 400 pessoas. Felizmente tudo correu bem, sem sobressaltos.. apenas umas dores de pés e muitos litros de água suados… mas isso eram pormenores.. verdadeiros encontros de assombro e surpresa marcaram o meu peregrinar em Madrid, fomos traçando trajectos pelos mapas, descobrindo lugares, encontrando gente… o fim de cada percurso oferecia sempre uma surpresa: os museus de arte – em cada obra um hino de louvor… na sua contemplação, a oração; os encontros de alegria com grupos de portugueses entre as multidões, a via-sacra com o papa, um intenso momento de fé e meditação, a bela eucaristia dominical em quatro vientos depois de uma noite tempestuosa entre um mar gente que ia até onde a vista podia alcançar, os encontros com a música dos artistas de rua, nos concertos, as nossas cantorias para afugentar o cansaço, os magníficos cânticos das celebrações… se cantar é rezar duas vezes, então estes dias foram uma oração permanente… lembro ainda o acolhimento e a hospitalidade dos locais, sempre disponíveis para ajudar.
Enfim..foram muitos momentos memoráveis, que serviram sem dúvida para fortalecer as raízes em Cristo e firmar a nossa fé.
Rio de Janeiro espera por nós em 2013, mas por agora a nossa jornada continua aqui, na nossa comunidade.  

(Testemunho dado na paróquia da Camacha, na Eucaristia das 11h, no dia 4 de Setembro de 2011)

1 comentário:

  1. Olá, Juventude Dehoniana de Madeira! O Brasil já espera por vocês para o Encontro Internacional da Juventude Dehoniana, que acontecerá de 21 a 29 de julho de 2013, unidos com a JMJ Rio 2013! Acompanhem as informações e divulguem: www.dehonbrasil.com/ejd2013
    Vamos celebrar nosso carisma dehoniano em mais uma oportunidade incrível!

    ResponderEliminar