sexta-feira, 8 de abril de 2011

Testemunho: Retiro de Compromissos

Notícia presente na


No fim-de-semana 19 e 20 de Março realizou-se o Retiro de Compromissos da Juventude Dehoniana, na Tabua-Ribeira Brava. Foram 11 os participantes, alguns deles membros do Grupo de Jovens da Camacha, outros da Juventude Hospitaleira, e outros pertencentes à família J.D; houveram outros 2 que se juntaram a nós na Eucaristia no domingo.

A actividade iniciou-se no sábado pela manhã logo com o 1º tema: Jesus; o qual se concluiu com o debate “Crentes vs. Não crentes”. Durante este debate todos nós nos apercebemos das dificuldades que às vezes encontramos em mostrar ao outro a nossa Fé, e o porquê da nossa crença. Mas com certeza que isto serviu para reflectirmos e percebermos que arestas devemos limar.
Chegada a hora de almoço uns começaram a preparar a refeição e outros dedicaram-se a outras tarefas. Pela tarde houve a apresentação do 2º tema: A minha resposta a Deus; durante o qual demos bastante atenção à Palavra de Deus.
Entre o momento de reflexão pessoal e o jantar foi sendo preparada a Eucaristia de domingo. Terminamos o dia da melhor maneira, com uma Vigília de Oração; este momento foi considerado um dos mais intensos deste Retiro, houve espaço para a oração, partilha, silêncio e muita reflexão.

Na manhã de domingo houve a apresentação do 3º e último tema: Comunhão Eclesial. Este que foi o ponto de partida para o momento que se aproximava e sem dúvida o mais importante desta actividade: a Missa de Compromisso.
Prontos para orar seguimos caminho pela colina acima, onde foi celebrada a Eucaristia pelo Padre António Pedro. Chegado o momento, eu, Patrícia, diante do altar, proferi as palavras que fizeram de mim Jovem Dehoniana, parte da família J.D, tendo como testemunhas outros Jovens Dehonianos que renovaram os seus compromissos. O compromisso foi zelado com a minha assinatura no livro oficial, com a cruz Dehoniana que levo ao peito e com o Cantar Cristo que fará parte do meu dia-a-dia!
Patrícia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário